Jesualdo Ferreira coloca a pressão do lado do Benfica para o derby. O treinador enumera as muitas diferenças entre as duas equipas, fala de um adversário consolidado e garante que o equilíbrio do jogo pode estar na superação dos seus jogadores. Que querem ser protagonistas «e não partenaires».
«O jogo que vamos ter vai depender da análise do que é o Sporting atual e do que é o Benfica atual. Não podemos fugir a isso. O Benfica é uma equipa forte. Conseguiu nos últimos quatro anos alguma coisa importante no que diz respeito ao pensamento do futebol», começou por referir.
«Tem um treinador e uma equipa técnica que nem sempre ganhou, mas que se mantém estável há quatro anos, com jogadores que têm dez, sete, três anos de futebol em conjunto e que por isso torna perceptível o jogo que faz, numa ideia que os jogadores exprimem bem», acrescentou.
«As táticas do Benfica são eficazes como acontece com todas as equipas que jogam há algum tempo juntas. Em vários momentos do jogo vai notar-se as diferenças entre as duas equipas, mas depois há a imprevisibilidade do jogo e há a superação dos jogadores que veem este jogo de forma diferente.»
«Para muitos é o primeiro derby, tirando o Rui Patrício, poucos haverá que fazem mais do que o terceiro derby e por isso têm uma grande ambição de estar num derby, de não serem os partenaires, mas os protagonistas. Nisto vai estar o equilíbrio que pretendemos para este jogo», analisou.
Sem parar de falar, numa longa resposta inicial, Jesualdo Ferreira resumiu que «há uma grande diferença entre as equipas», adiantou que «há objetivos diferentes também para as duas equipas», mas advertiu que «há da parte do Sporting uma grande vontade de discutir este jogo.»
«Fora do relvado é diferente, há a exigência grande dos sócios do Benfica e há a pressão da equipa não poder perder pontos. Para nós é diferente: o Sporting sofreu bastante e este é um momento de desfrutar. Não há dores de cabeça, não há problemas sociais, por isso só temos de correr e jogar.»
«O nosso objetivo é ir à Europa. Nunca dependemos de nós, continuamos a não depender de nós, portanto o nosso objetivo é dizer a toda a gente, incluindo os sócios do Sporting, que há vida para além deste derby. Para além deste jogo há vida, há mais 12 pontos. Doze é mais que três.»
Ora por isso Jesualdo Ferreira garante que para o Sporting este é apenas um jogo para desfrutar. «Este é apenas um de mais quatro jogos que vamos ter a seguir. Mas vamos por tudo o que temos dentro deste jogo. No comprometimento e na vontade de ganhar ninguém nos vai bater», terminou.
Leia ainda:
Jesualdo Ferreira: «Sou um animal de vitórias»
Jesualdo: «Não há problemas sociais no Sporting»
Sporting: Cédric é baixa e Schaars não deve ser titular
Sporting: Boulahrouz convocado para o derby