O cenário está mais desanuviado em Braga. A eliminação europeia já lá vai e a equipa respondeu à derrota em Barcelos com um triunfo tirado a ferros ao Estoril. Os minhotos estão instalados no terceiro posto do campeonato e abrem a quinta jornada em Arouca procurando manter-se nos lugares cimeiros.

Ainda assim, ciente das responsabilidades adquiridas por direito próprio nos últimos anos pelo Sp. Braga, Jesualdo Ferreira diz que o ambiente está longe de ser o melhor: «As coisas estão melhor, mas muito longe de estarem boas».

Diante do Arouca, o professor espera um jogo difícil, essencialmente pela envolvência que por estes dias se vive no clube adversário: «Espero um jogo difícil, o Arouca entrou mal no campeonato, mas a equipa, a cidade, os adeptos, treinadores e dirigentes estão a viver um momento novo. Até o estádio já tem uma nova bancada. São alterações muito grandes e os jogadores estão com certeza muito disponíveis e põem nestes jogos fatores motivacionais muito importantes».

«Tomás Dabó faz leituras rápidas do jogo»

O jogo diante do Estoril, realizado na pedreira, ainda é tema de conversa. Sobretudo pela sua história. Jesualdo Ferreira fala em factor motivacional: «O Braga mereceu ganhar, teve uma atitude emocional muito positiva, mais até do que a nível tático e físico. À medida que se vai tendo resultados positivos vai-se ganhando confiança e mais competências».

Tomás Dabó, jovem guineense de 19 anos que se estreou na equipa principal esta época, mereceu novo elogio do professor Jesualdo Ferreira. Não é a primeira vez que o técnico arenalista o faz, demonstrando depositar grande confiança no futuro do jovem jogador da equipa B que já completou três jogos no primeiro escalão.

«É um jogador rápido, ágil, tem uma vivacidade muito grande, faz leituras rápidas do jogo, mas ainda é cedo para dizer o que vai ser. Há jogadores que quanto mais «inconscientes» forem, mais fácil é, as coisas tornam-se mais naturais», referiu.

O Sp. Braga viaja até Arouca esta sexta-feira. O pontapé de saída da quinta jornada do campeonato português está agendado para as 21 horas.