Os Estados Unidos revalidou esta quinta-feira o título olímpico de futebol feminino, ao vencer o Japão por 2-1, numa final em que demonstrou enorme eficácia. A seleção americana garantiu desta forma a medalha de ouro, repetindo um feito que já tinha alcançado em 2008, em Pequim.

O jogo começou bem e Lloyd abriu o marcador logo aos oito minuto. O Japão, que defende bem e está muito confortável a jogar em contra-ataque, foi obrigado a assumir o comando. As norte-americanas defenderam mais atrás e convidaram o Japão a pegar no jogo, o que naturalmente veio a acontecer.

As japonesas, campeãs mundiais em título, recorde-se, até criaram várias ocasiões de golo, mas decididamente não estiveram bem na finalização: atiraram por exemplo duas bolas à barra. Ora Hope Solo, precisamente, teve um punhado de grandes defesas, a última das quais sob o apito final.

No meio de tudo isto, Lloyd ainda fez o segundo golo dos Estados Unidos, aos 54 minutos, aproveitando o balanceamento ofensivo das japonesas. O Japão não conseguiu melhor do que reduzir, através de um golo de Yuki Ogimi, aos 62 minutos. Foi curto, embora as japonesas tenham ameaçado o empate.