Foi, decididamente, uma manhã difícil para o atletismo português, que em menos de uma hora viu dois dos seus representantes com mais hipóteses de chegar à final ficarem pelo caminho na qualificação.

A primeira deceção foi protagonizada por Marco Fortes no lançamento do peso, que com a marca de 20,06 foi 15º do concurso, a 19 centímetros do 12º e último repescado para a final.

Logo depois foi a vez de Patrícia Mamona, vicecampeã da Europa do triplo salto, que com 14,11 metros no primeiro ensaio esteve durante grande parte do concurso entre as 12 finalistas. No entanto, o grande ensaio da cazaque Rypakova, já no final da qualificação, relegou a portuguesa para o 13º lugar, que não conseguiu melhorar com um registo final de 13,96. Mamona foi assim a primeira das não apuradas, ficando a cinco centímetros da marca obtida pela eslovena Marija Sestak.

A deceção portuguesa foi acentuada pela eliminação, esperada do barreirista Jorge Paula, que foi 8º classificado na sua série de 400 metros barreiras, com o tempo de 51,40 segundos.