Foi uma grande maratona da Jessica Augusto. A portuguesa fez um final de prova muito bom, depois de ter começado abaixo dos dez primeiros. Nos últimos dez quilómetros, porém, Jessica Augusto aumentou o ritmo, começou a subir, chegou ao sétimo lugar, lugar que segurou até ao fim.

Jessica Augusto correu os mais de 42 quilómetros em duas horas, 25 minutos e onze segundos, com mais dois minutos e quatro segundos do que a vencedora, a etíope Tiki Gelana. Seguiu-se Marisa Barros, que terminou no 13º posto com com mais três minutos e seis segundos que a vencedora.

Marisa Barros fez aliás uma prova ao contrário de Jessica Augusto, começando por andar os primeiros vinte e cinco quilómetros na frente, entre as sete primeiras, acabando por cair na segunda parte da prova, precisamente a partir do momento em que Jessica Augusto recuperou posições.

A última portuguesa foi Ana Duce Félix, que terminou no 21º posto, com mais cinco minutos e catorze segundos do que a vencedora. A minhota terminou claramente em dificuldades, tendo mesmo de se apoiar em assistentes para sair da pista depois de uma prova fisicamente exigente.

A grande surpresa da maratona feminina acabou por ser a russa Tatyana Petrova, que terminou no terceiro lugar e garantiu a medalha de bronze, à frente da recordista da meia maratona, a queniana Jepkosgei Keitany: foi a grande deceção da maratona feminina e terminou apenas no quarto lugar.

Refira-se por fim que a medalha de prata foi para a queniana Priscah Jeptoo, que acabou a maratona com mais cinco segundos do que a vencedora. Desta forma, a medalha de ouro ficou para a etíope Tiki Gelana, a prata para a queniana Jepkosgei Keitav e o bronze para a russa Tatyana Petrova.