O francês Jo-Wilfried Tsonga, 18º do ranking mundial, aceitou o convite para participar, pela primeira vez, no Estoril Open, que se realiza entre 23 de Abril e 1 de Maio no Jamor. Trata-se do primeiro de três «wild card» a atribuir pela organização.

Capaz de «incendiar um estádio com um gesto, um sorriso ou um smash em suspensão» na opinião de João Lagos, director do torneio, Tsonga, que celebrou o 26º aniversário no domingo, é mais um cabeça de cartaz da 22ª edição do Estoril Open.

«Estou muito contente por jogar em Portugal pela primeira vez. Estou ansioso para que o torneio comece e possa jogar o meu melhor ténis. Já em anos anteriores havia tentado conciliar o meu calendário com a prova, mas diversas razões tornaram sempre impossível que isso acontecesse», disse o francês, em declarações ao gabinete de imprensa da competição portuguesa.

Também conhecido no meio por «Ali», devido às suas parecenças com Muhammad Ali, antiga estrela do boxe, Jo-Wilfried Tsonga foi, entre 2008 e 2009, o primeiro tenista francês a terminar consecutivamente no top 10, desde o lendário Yannick Noah nos anos 80.