Os atletas portugueses João Almeida e Rasul Dabó apuraram-se este sábado para as meias-finais dos 110 metros barreiras dos Europeus de Atletismo, em Helsínquia, na Finlândia.

João Almeida esteve em bom plano, conseguindo o apuramento para as meias-finais de domingo com um terceiro lugar e um recorde pessoal de 13,63 segundos (vento:+0,5 m/s), a um só centésimo do recorde nacional e a três centésimos do mínimo olímpico.

«Fazer uma estreia em Campeonatos da Europa com um recorde pessoal e bem perto do mínimo olímpico é óptimo», começou por referir, depois de saudar o seu novo treinador, João Abrantes, que orienta também Rasul Dabo.

Em relação à fase seguinte, o atleta sportinguista disse: «Agora, para as meias-finais, parto confiante, com pensamento positivo. Tanto eu como o Rasul poderemos conseguir o recorde e o mínimo olímpico. E, se possível, entrar na casa dos 13,50...».

Pouco depois, o seu colega de treino, o benfiquista Rasul Dabo, conseguiu igualmente um lugar nas meias-finais, mas com um tempo pior: foi quarto na sua série, com 14,00 (vento:+1,1).

«O objetivo era o apuramento, mas reconheço que foi um pouco à rasquinha. Passei a prova aos encontrões com o inglês que ia na pista ao lado e o tempo acabou por ser fraco. Mas o importante era passar», acrescentou.

Para as meias-finais, o seu objetivo passa também pelo mínimo olímpico: «Estou em boa forma, penso lá chegar. E, quanto ao recorde nacional, um de nós os dois, o João ou eu, batê-lo-emos. Estamos no mesmo quarto e temos falado sobre isso».