O Maisfutebol desafiou os jogadores e treinadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

JOÃO CHINA, ERMIS ARADIPPOU (CHIPRE)

«Olá caros leitores do Maisfutebol,

Já tinha saudades vossas! Volto a escrever depois de um arranque de época que possibilitou uma nova aventura para mim. Troquei a neve da Ucrânia pelo sol do Chipre. Terminou o meu vínculo com o Metallurg Donetsk, clube que estimo muito, e assineii por um ano com o Ermis Aradippou.

Gostaria só de deixar uma palavra de agradecimento ao Metallurg FC por estes quatro anos e meio e pela maneira como fui recebido na minha visita recente à Ucrânia. Entregaram-me uma placa de agradecimento por tudo o que fiz no clube, um sinal de que, quando somos sérios e bons profissionais, as pessoas sabem reconhecer isso mesmo.

Aproveitei a ocasião para matar saudades de alguns amigos que fiz por lá e da cidade. Mas o futebol é mesmo assim, uma mudança constante de colegas, amigos, clubes, países. O mais importante para mim é sentir que ao longo destes anos, nos sítios por onde passei, poderei sempre voltar de cabeça erguida. Boa sorte para o Metallurg!

Agora estou no Chipre, num novo clube e com novos sonhos. De cada vez que mudámos de emblema, é como começar do zero. Aceitar vir para cá por acreditar no projeto apresentado. A equipa subiu este ano à primeira liga mas as pessoas deste clube fizeram com que eu visse uma oportunidade para crescermos juntos.

Até agora a adaptação tem sido muito fácil. O clube é bom, com praias maravilhosas, embora o custo de vida seja um pouco mais elevado que em Portugal. Quanto ao futebol, esta equipa é como uma família, dentro e fora de campo. Fala-se muito português, pois conto com os compatriotas Henrique e Paulo Pina, para além de cinco brasileiros. Três deles já passaram pelo nosso campeonato (Cesinha, Paulinho e Diogo Melo).

Conseguimos formar uma equipa muito competitiva, com jogadores experientes vindos de grandes campeonatos, de Espanha, França, Portugal e Ucrânia. Alguns têm experiência na Liga dos Campeões e a Liga Europa. Por isso mesmo, estamos em primeiro lugar do campeonato à quinta jornada!

As pessoas aqui gostam muito de futebol e, como somos a equipa sensação nesta altura, já nos começam a abordar com frequência no dia a dia. Principalmente aqui na cidade de Larnaca.

É verdade que existe uma crise económica no Chipre mas na nossa equipa o salário tem sido pago todos os meses. Algo que não acontece em outras equipas deste campeonato, onde jogam outros portugueses. Neste clube também faltam algumas coisas mas as pessoas esforçam-se e dedicam-se para que os jogadores se sintam bem.

O próximo jogo será frente ao APOEL de Nicósia, o campeão do Chipre. Vai ser um bom jogo, com estádio cheio, e um grande teste para perceber até onde podemos chegar. Conto com o vosso apoio!

Até breve, um abraço,

João China»