O Maisfutebol desafiou os jogadores e treinadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

JOÃO CHINA, ERMIS ARADIPPOU (CHIPRE)

«Olá caros leitores do Maisfutebol,

Na última vez que escrevi, estávamos a preparar o jogo frente ao campeão do Chipre: o APOEL. Felizmente, vencemos esse encontro por 2-0 e fizemos história no clube, já que o Ermis nunca tinha conseguido bater esta equipa.

Confesso que foi um pouco estranho jogar contra o amigo Mário Sérgio, pois durante cinco anos fomos colegas de equipa, defendendo as cores da Naval 1º de Maio e do Metallurg Donetsk. Desta vez, estivemos em confronto direto pelas laterais mas, no final, trocámos camisolas e desejámos boa sorte um ao outro.

Desta vez, fiquei eu com os três pontos. Felizmente, consegui fazer a assistência para o primeiro golo do Henrique, que também marcou o segundo. Vamos esperar para ver o que acontece no próximo confronto.

Os adeptos do clube ficaram loucos com essa vitória e fizemos um jantar em conjunto, onde a equipa foi recebida com cânticos, tochas, abraços, etc. Parecia que tínhamos ganho o título!

A verdade é que, desde esse jogo, passámos a jogar em casa com três mil adeptos nas bancadas. Isso significa que começam a acreditar em nós.

Neste momento ocupamos o segundo lugar no campeonato Estamos numa série de seis vitórias consecutivas e dois empates. É um grande momento, em que muito se fala sobre nós na ilha, quer nas ruas, quer na comunicação social.

Estou a gostar desta experiência no Chipre, tanto pelo futebol como pelo dia a dia. Fui muito bem recebido por esta autêntica família do Ermis. O clube é liderado por grandes homens, sejam os dirigentes, o staff, os treinadores, etc. Tudo é feito para que os jogadores se sintam bem, apesar das contrariedades naturais para um clube que está a lutar para crescer.

Mesmo nesta altura do ano, ainda está calor e isso é bom porque dá para passear bastante pela cidade, principalmente na zona da marina. É uma área bastante agradável para um passeio, uma ida aos bons restaurantes e às praias magníficas do país. Aqui, os jogadores passam muito tempos juntos, seja para um convívio na praia ou na piscina, seja para uma boa churrascada sempre que possível.

Nos dois últimos jogos conseguimos empates frente a equipas ditas grandes: o AEL Limassol e o AEK de Larnaca. Acabam por não ser maus resultados, já que mantemos a distância em relação a essas equipas. Ainda falta muito campeonato, por isso continuamos a pensar jogo a jogo, mas sinto que o Ermis esta época poderá fazer história.

Até agora somos a equipa sensação e, com humildade, trabalho e a qualidade que nos distingue estamos mais perto do nosso objetivo. Queremos passar de sensação a afirmação. Para tal, conto com o apoio de todos.

Até breve, um abraço!

João China»