O Gil Vicente desloca-se a Coimbra para defrontar a Académica na primeira jornada da segunda volta do campeonato. Para o jogo na cidade dos estudantes o técnico do Gil Vicente demonstrou ter a lição bem estudada no que ao seu adversário diz respeito. Em conferência de imprensa, João de Deus traçou um perfil rigoroso da Académica.

«A Académica é uma equipa com boa dinâmica coletiva, tem dois bons laterais que se projetam com qualidade. Tem um pivô defensivo que consegue cobrir bem o espaço defensivo à frente da defesa e que deixa pouca margem para os adversários estabilizar. Tem um jogador fundamental que é o Cleyton, que não pode receber a bola orientado, tem que jogar de costas. Depois tem um miúdo extremamente motivado na frente, com qualidade. Nas alas têm jogadores com provas dadas na primeira liga», disse João de Deus sobre a «Briosa».

Traçado este perfil, João de Deus reporta-se ainda ao jogo da primeira volta para relembrar as dificuldades passadas pela sua equipa: «Já passou algum tempo, mas não nos esquecemos daquilo que foi o jogo da primeira volta aqui, em que sofremos muito e conseguimos vencer nos últimos minutos com uma situação de transição quando o adversário estava por cima».

Apesar das dificuldades esperadas, o técnico Gilista espera regressar a Barcelos com pontos na bagagem: «Estamos bem, a equipa está focada e sabemos que este jogo é importante. Queremos conquistar pontos para continuar o nosso caminho e não há porque não estarmos otimistas em relação ao que podemos vir a fazer».

Com o mercado de transferências em aberto, João de Deus confirmou que o Gil Vicente ainda vai receber mais reforços: «Ainda vamos receber jogadores, com certeza, porque toda a gente tem bem presente as limitações da equipa, mais que não seja pelo facto de termos tido infortúnio em jogadores-chave».

No dia em que Luís Silva foi oficialmente apresentado, apesar de já se ter estreado na Madeira, João de Deus deixou elogios ao seu jogador: «O Luís vai ser importante para nós porque numa altura em que o César está com alguns problemas físicos, é mais um jogador que nos vai ajudar e elevar o grau de competitividade do grupo».