João Manuel Pinto, antigo defesa-central de clubes como Benfica e F.C. Porto, prepara o seu Cinfães para uma receção inusitada à equipa de Jorge Jesus. É a festa da Taça de Portugal. O técnico encarnado quer ganhar o troféu mas é difícil evitar algum relaxamento perante o nome do adversário.

O treinador do Cinfães, equipa que disputa o Campeonato Nacional de Seniores, não espera facilidades mas sabe que há espaço para surpresas na competição. Já passou por isso mesmo, aliás, do outro lado da barricada.

«Não me esqueço que fomos surpreendidos pelo Gondomar quando estava no Benfica. Esses jogos ficam para a história e o treinador que o diga. Tenho a certeza que os jogadores do Benfica estão avisados para as surpresas, pois Jorge Jesus tem o desejo de vencer a Taça de Portugal», diz João Manuel Pinto ao Maisfutebol.

24 de novembro de 2002. Cílio Souza, ao décimo minuto de jogo, garante o triunfo do Gondomar em pleno Estádio da Luz. Era a 4ª eliminatória da Taça, o Benfica com João Manuel Pinto e Hélder no centro da defesa, Jesualdo Ferreira no banco de suplentes.

Onze do Benfica: Nuno Santos; Armando Sá, João Manuel Pinto, Hélder e Cabral (Mantorras, 46m); Andrade, Petit, Zahovic (Anders Anderson, 70m) e Roger (Drulovic, 32m); Nuno Gomes e Miki Féher.

Esse duelo, aparentemente inofensivo, provocou uma chicotada psicológica. Jesualdo Ferreira foi despedido por Luís Filipe Vieira no dia seguinte, abrindo caminho para a entrada de José António Camacho, com Chalana a fazer a transição. Fica o registo, a recordação de João Manuel Pinto num momento de alguma contestação a Jorge Jesus. 

«Temos de correr três vezes mais que o Benfica»

Aos 40 anos, João Manuel Pinto recebe o seu Benfica. «Não vou pensar no nome do adversário até ao final do encontro. Depois sim, irei lembrar-me que é o clube do meu coração. Deixei lá muitos amigos, amigos que continuam no clube, mas vou pensar no Cinfães.»

«Os jogadores do Cinfães estão eufóricos, naturalmente ansiosos, mas com as mesmas responsabilidades. Temos de correr duas, três vezes mais que o Benfica. Foi essa a mensagem que fui passando ao grupo» explica.

Jorge Jesus pode apresentar um onze alternativo na localidade do distrito de Viseu mas isso não facilitará a tarefa da equipa da casa. «O treinador do Benfica já terá dito aos seus jogadores para não facilitarem. Não acredito na lógica das segundas linhas, pois um jogador que entre de novo quererá dar o máximo para se mostrar ao treinador.»

«Não podemos, sobretudo, cometer erros. Se cometermos dois erros, o Benfica marca dois golos, as coisas são assim frente a adversários desse calibre. O Cinfães vai apresentar jogadores muito lutadores, dispostos a discutir o encontro até final, sejam 90 ou 120 minutos.»

Manter a concentração da equipa é um desafio. Durante a semana, os hábitos não se alteram. Vários jogadores do Cinfães trabalham durante o dia e treinam ao final da tarde. Na sexta-feira, como é costume desde o início da época, não haverá treino. Nem mesmo por ser véspera da receção ao Benfica.

«Não posso exigir mais aos jogadores. Eles vão buscar forças não sei onde. Sei que vão dar uma boa resposta», remata João Manuel Pinto.

É aqui que o Benfica vai jogar neste sábado. Com vista para o Douro vinhateiro: