A figura da jornada é personalizada num jogador que deu nas vistas, mas este fim-de-semana de uma forma mais abrangente a toda a equipa do Estoril, que continua a fazer um grande campeonato e ocupa a quarta posição quando estão decorridas doze jornadas.

João Pedro Galvão foi escolhido pelo Maisfutebol como o jogador que mais se destacou, por ter marcado o 0-2 durante o Paços de Ferreira-Estoril, desequilibrando por completo o jogo quando a equipa da casa estava a forçar o 1-1. Mais tarde, os canarinhos viriam a fixar o resultado em 3-0.

O médio brasileiro é um jogador interessante e com um currículo muito preenchido para quem ainda só tem 21 anos. Formado no Atlético Mineiro, começou a dar nas vistas nas seleções jovens e chegou mesmo a alinhar no Mundial sub-17 de 2009, que se realizou na Nigéria, partilhando experiências com Neymar e Philipe Coutinho.

As boas exibições na primeira equipa do Atlético Mineiro, onde foi lançado por Vanderlei Luxemburgo, motivaram a cobiça de clubes europeus e logo aos 18 anos assina pelo Palermo de Itália. Na Sicília encontrou uma equipa em constante mutação, com várias mudanças de treinador e um plantel recheado de jogadores experientes, como Liverani, Nocerino, Pastore ou Miccoli. Na época 2010/11 o médio brasileiro acaba por fazer apenas um jogo na série A (20 minutos com o Cagliari) e três partidas na Liga Europa e acaba por ser emprestado ao V. Guimarães na reabertura de mercado de janeiro. A adaptação à equipa de Manuel Machado não foi perfeita e João Pedro faz apenas seis jogos (três deles com os grandes FC Porto, Sporting e Benfica).

A temporada seguinte traz mais uma experiência de empréstimo, desta vez ao Peñarol do Uruguai e é aqui que consegue vingar com maior facilidade. Possante, faz 22 jogos e marca seis golos.



Mais maduro, opta por regressar ao Brasil e assina pelo Santos, onde reencontra Neymar, praticamente de saída para o Barcelona. O treinador Muricy Ramalho opta por colocá-lo no ataque, tentando tirar partido da ligação entre João Pedro e Neymar, mas o jogador não marca qualquer golo e acaba por fazer apenas dois jogos durante o ano de 2012.

Na presente temporada o médio chega ao Estoril sob influência da empresa brasileira que investe no clube e quem trazido vários jogadores de valor extra. É cedido por empréstimo do Santos, com que tem contrato até dezembro de 2014.

Na curta carreira do jogador já foram tantas as oportunidades que fica sempre a ideia de que há coisa qualquer que falha. No entanto, Marco Silva parece estar a conseguir retirar-lhe o máximo das capacidades, pois João Pedro já fez 22 jogos e marcou cinco golos (três deles na Liga, sempre decisivos), igualando praticamente a boa época que fez no Uruguai. É dos poucos jogadores em Portugal a marcar golos de fora da área. Este foi o segundo, depois de já ter marcado um de longa distância ao Arouca. No campeonato só João Pedro, César Peixoto e Quintero marcaram dois golos de fora da área.

Sempre à esquerda, no meio-campo ou no ataque, o possante brasileiro (1,84m) tem-se apresentado como um importante recurso ( fez uma assistência na vitória sobre o Olhanense) numa equipa de tração à frente, que conta ainda com o instinto matador de Luís Leal, a criatividade de Evandro, a rapidez de Sebá e a imprevisibilidade de Balboa.

Um caso sério que vale a pena continuar a acompanhar.