Substituto de Miguel no Valencia, João Pereira não esconde que o compatriota teve muita influência no início da sua carreira profissional, e por isso aceita bem as naturais comparações.

«As nossas semelhanças são mais a nível ofensivo. O Miguel também é um lateral muito ofensivo. Gosto muito de atacar, como ele. Como já disse tenho melhorado muito a nível defensivo, que era um pouco o que me faltava. Aprendi algumas coisas com o Miguel. Quando cheguei a profissional ele era o lateral do Benfica, e ensinou-me muitas coisas. Foi muito importante na minha afirmação no Benfica e no futebol português, e estou-lhe bastante agradecido por isso», reconhece o lateral contratado ao Sporting.

Irreverente, João Pereira acredita que o Valencia pode intrometer-se entre os dois «gigantes» do futebol espanhol: «Barcelona e Real Madrid têm grandes equipas, mas se começamos o campeonato a pensar apenas no terceiro lugar, não valia a pena entrar na Liga. Sabemos que é uma tarefa muito difícil, e que um dos primeiros objetivos é entrar diretamente na Liga dos Campeões, mas vamos tentar reduzir o espaço para Barcelona e Real Madrid.»

Integrado no estágio, a decorrer na cidade alemã de Marienfeld, o internacional português tem procurado acelerar a adaptação ao novo clube: «Só tenho quatro dias de treino. É pouco tempo, mas estou a aproveitar para conhecer melhor o grupo, e aprender o idioma. Quanto mais depressa aprender, mais depressa me vou integrar. Têm sido quatro dias muito positivos. Tenho gostado bastante. O grupo parece bastante coeso e unido.»

[artigo original: 21h35]