«Portugal é um adversário muito forte, muito evoluído tecnicamente. Vai ser um jogo difícil, mas este é o tipo de teste que precisávamos para preparar a Taça das Confederações», transmitiu o assessor de imprensa dos sul-africanos, em conferência de imprensa.

Apesar dos jornalistas pedirem para falar com o próprio técnico, o assessor de imprensa, Sifiso Cele, não cedeu e transmitiu ele as mensagens do treinador. De acordo com Cele, Joel Santana tem puxado pela mentalidade positiva dos jogadores africanos «pois encara cada jogo com filosofia ganhadora».

Santana terá uma colecção de DVDs da selecção portuguesa, pelo que sabe que não será uma partida fácil. «Se perder, é muito importante que seja com bom futebol», assumiu. Além de Portugal, o frio da Suíça será esta terça-feira um adversário extra para os africanos. «Neste momento está Verão na África do Sul e na Suíça o jogo vai decorrer com temperaturas abaixo dos cinco graus», lamentou o treinador.

Depois deste particular, a África do Sul vai participar na Taça das Confederações, a ser disputada no mês de Junho, e o seleccionador dos Bafana Bafana espera chegar «pelo menos» às meias-finais, não desdenhando, contudo, «o pensamento no título».

Até ao momento, a África do Sul apenas realizou trabalho de ginásio e piscina e só esta segunda feira vai fazer o treino de adaptação ao Estádio la Pontaise e às condições climatéricas. A partida com Portugal realiza-se esta terça-feira, pelas 19h45 de Portugal.