Seydou Keita (Mali/Barcelona), Yaya Touré (Costa do Marfim/Manchester City) e André Ayew (Gana/Marselha) são os três finalistas do prémio «Jogador Africano de 2011», revelou esta quarta-feira a Confederação Africana de Futebol (CAF). Qualquer um dos três vencerá pela primeira vez o troféu, que no último ano foi arrecadado por Samuel Etoo e que soma já quatro distinções.

De fora, em relação à primeira lista de 10 finalistas, ficaram os marfinenses Didier Drogba (Chelsea) e Gervinho (Arsenal); os ganeses Kevin Prince Boateng (Milan) e Asamoah Gyan (Al Ain); assim como, o marroquino Adel Taarabt (Queens Park Rangers), o senegalês Moussa Sowd (Lille) e também o camaronês Samuel Etoo (Anzhi).

Para 2011 não havia nenhum representante «português», mas este prémio já foi ganho por Rabah Madjer, ex-FC Porto, Amunike, ex-Sporting, e por Yekini, ex-V. Setúbal. De referir ainda que André Ayew é sobrinho de Kwame Ayew, ex-jogador da União de Leiria, Vitória de Setúbal, Boavista e Sporting, e filho de Abedi Ayew, que venceu o troféu por três vezes.