A polícia suíça anunciou esta quarta-feira que os incidentes entre as claques do Basileia e do Schalke 04, no jogo da segunda jornada do grupo E da Liga dos Campeões, resultaram em 23 feridos.


Os incidentes entre os adeptos aconteceram no exterior do Estádio Saint Jakob-Park e obrigaram à intervenção da polícia com balas de borracha e gás lacrimogéneo. «A polícia estava entre os dois grupos e tentou evitar o escalar dos incidentes, bem como a proteção de si própria», afirmou o porta-voz da polícia, Andreas Knuchel.


Os confrontos levaram três pessoas a serem hospitalizadas e outras vinte a serem tratadas por cortes, feridas ou embriaguez, acrescentou o responsável. As forças policiais informaram ainda que foram detidas 27 pessoas, entre as quais 17 membros da organização «Greenpeace» que se encontravam no interior do Estádio.


Os elementos do movimento ambientalista fizeram descer, no decorrer do jogo, uma tarja com um protesto contra a «Gazprom», empresa que patrocina o Schalke. O protesto obrigou à interrupção do jogo e o Basileia pode vir a enfrentar um inquérito disciplinar por parte da UEFA, na sequência destes protestos.