As quatro cidades candidatas a organizar os Jogos Olímpicos de 2016 já apresentaram argumentos em Copenhaga. A primeira foi Chicago, representada por Barack e Michelle Obama. Seguiram-se Tóquio, Rio de Janeiro e Madrid, todos com rostos mediáticos e apostas fortes. Agora vota-se, o vencedor será anunciado daqui a pouco, a partir as 17h.
O presidente dos Estados Unidos fez um discurso apaixonado em defesa daquela que é a sua cidade de adopção, e que tem como lema a frase «Juntos podemos», uma variação do famoso «Yes we can» de Obama na corrida à presidência. Pouco depois, Obama deixava Copenhaga para dar seguimento à sua apertada agenda.
Conheça as quatro candidaturas
O que oferece cada cidade
Por Tóquio, que tem entre os apoiantes a maratonista portuguesa Rosa Mota, o primeiro-ministro Yukio Hatoyama prometeu uns Jogos verdes, numa cidade segura e com especial atenção ao ambiente.
Depois foi o Rio de Janeiro, que quer ser uma bandeira da América do Sul e tornar-se a primeira cidade do continente a receber o maior evento desportivo do mundo. Lula da Silva, o presidente brasileiro, apelou ao acender da tocha olímpica num país tropical e enalteceu a beleza da «Cidade Maravilhosa».
Por fim Madrid, com o rei Juan Carlos e muitas caras conhecidas, entre as quais o futebolista Raul, do Real Madrid, com um discurso a apostar no factor humano e no calor da recepção espanhola. Como que a reforçar a ideia, já há nesta altura milhares de pessoas nas ruas da capital espanhola à espera da decisão.
A votação vai decorrer em sistema de eliminação, até haver uma candidatura com maioria. O vencedor deverá ser conhecido a partir das 17h.