Casey Wasserman, presidente da candidatura de Los Angeles aos Jogos Olímpicos de 2024, admitiu esta quarta-feira, a possibilidade de organizar a edição de 2028, no quadro do processo de dupla designação proposto pelo Comité Olímpico Internacional.

«A candidatura de LA2024 nunca foi unicamente relativa a Los Angeles e unicamente relativa a 2024. Queremos dizer claramente ao COI e à comunidade desportiva mundial que a prioridade de Los Angeles não é ela própria. Estamos sim concentrados no movimento olímpico e no mundo», revelou, em comunicado o responsável pela candidatura da cidade norte-americana.

O comunicado assinado por Cassey Wasserman surge três dias antes da reunião do comité executivo da entidade olímpica, que vai ter lugar na Suíça. Na reunião vai ser estudada a hipótese de uma dupla designação para os JO de 2024 e 2028, envolvendo as únicas cidades, Los Angeles e Paris, candidatas à edição de 2024.

Esta possibilidade, sugerida por Thomas Bach, presidente do COI, tem como objetivo evitar que uma candidatura de qualidade se perca, em caso de uma delas sair derrotada na corrida para 2024.

«Quando a questão da dupla atribuição para 2024 e 2028 foi levantada pela primeira vez, não dissemos "LA primeiro” ou “É agora ou nunca”, o que teria soado a ultimato», frisou Wasserman, fazendo alusão às declarações proferidas pelo co-presidente da candidatura de Paris, Tony Estanguet, que em março que afirmou ser «agora ou nunca para Paris».

Na semana passada surgiram notícias que davam conta de que o COI estava próximo de chegar a acordo com as duas cidades, de modo a atribuir a organização dos Jogos de 2024 a Paris e a dos de 2028 a Los Angeles.