A ginasta americana Simone Biles continua a apontar a um «penta» inédito em Jogos Olímpicos, depois de ter arrecadado a medalha de ouro no concurso individual do Rio2016, nesta quinta-feira.

Na passada terça-feira a jovem texana, de apenas 19 anos, já tinha conquistado o ouro no concurso por equipas, e vai ainda a disputar as finais de cavalo, trave e solo (para a de barras assimétricas não conseguiu a qualificação).

De referir ainda que, nesta quinta-feira, na competição «all around», Simone Biles foi a melhor nestas três variantes que ainda vai disputar, pelo que se apresenta como favorita à vitória nessas especialidades. 

Biles concluiu o concurso individual com 2.1 pontos de vantagem sobre a compatriota Alexandra Raisman, sendo que desde os Jogos Olímpicos de 1972 que ninguém arrecadava esta medalha de ouro com mais de 0.7 pontos de vantagem.

Criada pelo avós, por força dos problemas da mãe com álcool e drogas, Simone Biles pode tornar-se a primeira ginasta a conquistar cinco medalhas de ouro na mesma edição dos Jogos Olímpicos, superando os êxitos quádruplos da soviética Larissa Latynina (1956), da checoslovaca Vera Caslavska (1968) e da romena Ecaterina Szabo (1984).