Ficou decidido nesta segunda-feira que até 10 mil espectadores vão poder assistir na bancada aos eventos dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Segundo o anúncio dos organizadores, as autoridades japonesas mantêm o direito de realizar as competições à porta fechada, no caso de haver um novo surto de Covid-19. Ainda assim, ficou planeado que os locais de competição poderão ter até 10 mil espectadores admitidos, ou até 50% da sua lotação máxima (se esta for inferior).

Independentemente dos avisos de vários especialistas que defendem os jogos à porta fechada, a permissão de público foi decidida depois de uma reunião que juntou o Governo japonês, o Comité Organizador, o governo da cidade de Tóquio e responsáveis do Comité Olímpico Internacional e do Comité Paralímpico Internacional.

Só público do Japão poderá assistir às provas em pavilhões e estádios. Já tinha sido tomada a decisão de não deixar entrar qualquer adepto estrangeiro no país durante o evento.

O anúncio da admissão de público acontece no preciso momento em que é levantado o estado de emergência em Tóquio e outras regiões metropolitanas do país, passado um período mais complicado na gestão pandémica. Ainda assim, mantêm-se em vigor restrições para prevenir contágios, sobretudo nas regras relativas a bares e restaurantes.

A população da zona metropolitana de Tóquio tem-se manifestado largamente contra a realização dos Jogos Olímpicos, tal como a comunidade médica. Apesar disso, o evento tem início a 23 de julho.