Michael Phelps vai ser o porta-bandeira dos Estados Unidos na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro. O nadador, que é o atleta mais medalhado da história dos JO, com 22 medalhas, 18 de ouro, sente-se orgulhoso pela escolha do Comité Olímpico norte-americano.

«Sinto-me honrado por ter sido o escolhido e orgulhoso por representar os Estados Unidos e transportar a bandeira. Em Sidney (2000) só queria fazer parte da equipa, em Atenas (2004) ganhar uma medalha de ouro para o meu país, em Pequim (2008) fazer algo que nunca ninguém tivesse feito e em Londres (2012) fazer história.»

Agora, na quinta participação nos JO e aos 31 anos, mais um novo desafio e o desejo de continuar «a representar o país da melhor maneira possível e deixar a família orgulhosa».

«Nesta oportunidade há algo mais do que as medalhas», justificou o nadador norte-americano que em 2014 foi suspenso pela Federação Americana de Futebol devido à condução sobre o efeito de álcool e foi riscado do Mundial de Natação de 2015.