A federação de atletismo da Alemanha, através do seu presidente, Clemens Prokop, pediu ao Comité Olímpico Internacional (COI) para que impeça a participação de atletas russos nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro na sequência das suspeitas de doping, revela o semanário alemão Der Spiegel.

Um pedido que terá sido feito por carta dirigida ao presidente do COI, Thomas Bach, a refletir a preocupação dos atletas alemães escandalizados com as revelações sobre os alegados casos de doping na Rússia. «As recentes revelações demonstraram claramente que não se competirá em igualdade de condições. Isto significa que não são apenas os atletas que são defraudados, é também o COI e os princípios do olimpismo», refere a carta assinada por Clemens Prokop.

O presidente da federação de atletismo da Alemanha pede ainda ao COI que «leve a sério» estas preocupações e que adote as medidas correspondentes, que, segundo o seu parecer, passam por «deixar de fora» os atletas russos.

A federação internacional de atletismo (IAAF) também já tinha anunciado que se ia pronunciar sobre este delicado assunto a 17 de junho próximo.

O caso revelado pelo Der Spiegel tem estado a ser difundido pela televisão ARD que revela ainda que ministro do desporto russo, Vitali Mukó, tentou encobrir, pelo menos, um caso de doping.