Estes foram os primeiros Jogos Olímpicos com a presença de atletas de todos os continentes e foi também a estreia da comitiva portuguesa no maior evento desportivo mundial.

Ao contrário das outras quatro edições, a organização sueca foi quase perfeita e introduziu sistemas eletrónicos de cronometragem e medição - entre os quais o «photo finish» -, que evitaram problemas como os de 1908, em que os juízes foram acusados de parcialidade.

Muitas alterações marcaram estes Jogos, já que as mulheres puderam participar pela primeira vez em provas na água e foram medalhadas competições de arte – arquitetura, música, pintura e escultura –, que se mantiveram até 1948, embora não fossem oficialmente reconhecidas pelo Comité Olímpico Internacional.

A figura desta quinta edição foi o ‘índio’ Jim Thorpe. O norte-americano conquistou o ouro no pentatlo e no decatlo, mas ficou sem as medalhas no ano seguinte quando o Comité Olímpico Internacional (COI) descobriu que Thorpe não preenchia o requisito do amadorismo, então essencial para ser olímpico, por ter recebido um punhado de dólares para representar uma modesta equipa norte-americana de basebol. Em 1983, o COI reparou o erro e devolveu as medalhas.

A estreia de Portugal ficou manchada pela trágica morte de Francisco Lázaro. O atleta desfaleceu quando corria a Maratona, devido ao calor. Dos outros cinco atletas nenhum conseguiu uma medalha.

Países

Ouro

Prata

Bronze

Total

Estados Unidos

25

19

19

63

Suécia

24

24

17

65

Grã-Bretanha

10

15

16

41

Finlândia

9

8

9

26

França

7

4

3

14

Alemanha

5

13

7

25

África do Sul

4

2

-

6

Noruega

4

1

4

9

Canadá

3

2

3

8

Hungria

3

2

3

8