Caiu o pano sobre Paris 2024, sobre os Jogos Olímpicos que decorreram em cenários incríveis, que coroaram estrelas, tiveram heróis e vilões, festa e desilusão. Que acabaram com o melhor saldo de medalhas de sempre para Portugal, naquela incrível vitória de Iúri Leitão e Rui Oliveira a pedalarem na pista para o ouro, naquela tão genuína celebração deles no pódio.
Três anos depois de uns Jogos de Tóquio sob a sombra da pandemia, Paris foi uma imensa festa, com bancadas cheias – foram vendidos 10 milhões de bilhetes -, que conseguiu afastar os receios em torno da segurança e, num mundo a atravessar tempos de instabilidade, conseguiu passar a mensagem de universalidade e fraternidade que o ideal olímpico pretende representar.
Há protagonistas óbvios. Léon Marchand, Simone Biles, Noah Lyles, Armand Duplantis, Novak Djokovic, estrelas a brilhar no grande palco. Houve recordes, proezas incríveis. E polémica, também.
Paris 2024 teve 206 países, 329 eventos para medalhas e 10500 atletas. São milhares de histórias. Nesta galeria de fotos, o Maisfutebol reúne os momentos, as figuras e as histórias mais marcantes. Para recordar, à espera das novas memórias que trará Los Angeles 2028.
Clique aqui para navegar na galeria de fotos