O velejador Diogo Costa considerou ser «muito difícil» ganhar uma medalha olímpica. O jovem, de 26 anos, forma dupla com Carolina João e tem ainda hipóteses na classe 470 dos Jogos Olímpicos de Paris.
«O objetivo que tínhamos era fazer diploma e para cumprir o objetivo tínhamos de estar na ‘medal’, [onde] entrámos em quinto. Depois dos dois primeiros dias de campeonato parecia um bocado impossível já, mas depois tivemos três dias espetaculares. Portanto, é bom», disse, em declarações à agência Lusa.
Carolina João e Diogo Costa qualificaram-se nesta terça-feira para a ‘medal race’ da classe 470, garantirem a quinta posição da geral. A ‘medal race’ da classe 470 está agendada para quarta-feira, pelas 14h43.
«É um bocado pena e talvez frustrante não poder lutar, estar mais perto das medalhas. É matematicamente possível, mas é muito difícil já, portanto estamos numa posição boa para garantir o diploma, não está garantido, mas estamos bem encaminhados, portanto é muito bom nesse sentido, claro», disse ainda Diogo Costa.
A dupla portuguesa tem 49 pontos, estando a 14 da terceira posição, ocupada pelos japoneses Keiju Okada e Miho Yoshioka. Os segundos classificados são os espanhóis Jordi Xammar Hernández e Nora Brugman Cabot, com 31.