O jogo entre a Argentina e Marrocos, da primeira jornada do grupo B dos Jogos Olímpicos, foi suspenso já bem dentro do tempo de descontos, depois de a seleção argentina ter feito o 2-2, aos 90+16 minutos.

Durante os festejos, vários adeptos marroquinos arremessaram objetos, nomeadamente garrafas, contra os jogadores argentinos e alguns invadiram mesmo o relvado.

Junto ao banco da albiceleste, rebentou mesmo um petardo.

Perante esta confusão, o árbitro decidiu suspender o encontro e ambas as equipas recolheram aos balneários.

Quase duas horas depois, o VAR desvendou um fora de jogo de Medina, com o pé direito adiantado. Nessa altura, as bancadas estavam já despidas. Como tal, os derradeiros três minutos foram disputados à porta fechada.

Antes, durante a primeira parte, a formação africana adiantou-se no marcador, com uma assistência de Hakimi e o remate certeiro de Rahimi. A vantagem mínima manteve-se até ao intervalo e no arranque do segundo tempo, o avançado de 28 anos converteu da melhor forma uma grande penalidade.

Aos 68 minutos, Giuliano Simeone reduziu a desvantagem a favor da formação sul-americana. Com 16 minutos para lá dos noventa, duas bolas na trave e uma enorme defesa do guarda-redes não impediram Cristian Medina de empatar o encontro. Todavia, em fora de jogo.

Assim, Marrocos, que tem como selecionador o ex-jogador do FC Porto Tarik Sektioui, é líder do Grupo B.

No outro jogo que arrancou às 14h (em Lisboa), a Espanha levou a melhor sobre o Uzbequistão, com destaque para a presença do ex-Sp. Braga, Abel Ruíz, no onze inicial.

O agora jogador do Girona esteve em bom plano aos 29 minutos, quando assistiu o companheiro de equipa, Marc Pubill para o 1-0. A fechar o primeiro tempo, a formação asiática restabeleceu a igualdade no marcador, com mais uma grande penalidade, desta vez convertida por Shomudorov.

Só que no segundo tempo e após ter falhado uma grande penalidade, Sergio Gómez acabou por conseguir fazer o 2-1 final e dar assim os primeiros três pontos à «La Roja» no Grupo C. 

[artigo atualizado]