Kim Raisner, treinadora alemã do pentatlo moderno, foi excluída dos Jogos Olímpicos de Tóquio após ter dado um soco no cavalo que a atleta alemã Anikka Schleu montava.

Na prova de hipismo do pentatlo moderno, os atletas têm apenas 20 minutos para se habituarem a um cavalo que nunca montaram. Na sexta-feira, a alemã Anikka Schleu, que vinha na primeira posição na prova, fica em lágrimas quando não consegue fazer o percurso porque Saint Boy, o cavalo que lhe foi atribuído, se recusa a saltar. Acabou por passar para a 31.ª posição.

Nas redes sociais, foram muitos os comentários sobre a forma como a treinadora tratou o cavalo. Em seguida, a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) emitiu um comunicado a dizer que «analisou o vídeo que mostrava Kim Raisner aparentemente a socar o cavalo Saint Boy, montado por Annika Schleu».

«As ações dela foram consideradas uma violação das Regras de Competição da UIPM, que são aplicadas a todas as competições reconhecidas de Pentatlo Moderno, incluindo os Jogos Olímpicos», diz ainda a nota, que anuncia a desqualificação da treinadora dos Jogos Olímpicos.