Stefan Henze, de 35 anos, técnico de canoagem slalom da Alemanha, morreu esta segunda-feira na sequência dos ferimentos causados pelo acidente de viação que sofreu na sexta-feira.

«O treinador da equipa de canoagem slalom alemã nos Jogos Rio2016 morreu na presença dos seus familiares. Ele não resistiu aos graves ferimentos na cabeça após o acidente sofrido no início de sexta-feira no Rio de Janeiro», informou o Comité Olímpico da Alemanha em comunicado.

«Estamos muito tristes hoje. Palavras não podem descrever aproximadamente o que nós da equipa olímpica estamos a sentir após essa terrível perda», afirmou o presidente do Comité Olímpico da Alemanha, Alfons Hörmann.

Stefan Henze, antigo campeão do mundo e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2004, sofreu o acidente quando regressava de táxi para a aldeia olímpica, juntamente com o analista desportivo Cristian Katini.

O veículo embateu num poste e ambos foram transportados ao hospital, mas Cristian Katini não tinha ferimentos tão graves e recebeu alta. Henze, com um traumatismo craniano, foi transferido para outro hospital, onde foi submetido a uma cirurgia, mas após uns dias em estado grave, acabou por não resistir.

Inicialmente houve informações de que o taxista teria fugido do local. Outras surgiram depois dizendo que foi levado pela polícia ao Instituto de Medicina Legal para fazer teste de alcoolemia, que terá mostrado que o condutor não se encontrava sob efeito de álcool.

Nos Jogos do Rio de Janeiro, Henze estava a acompanhar a canoísta alemã Melanie Pfeifer, que competiu na canoagem slalom no em K1.