O Comité Organizador de Tóquio2020 afirmou este sábado que não vão ser autorizados espectadores vindos de fora do Japão nos Jogos Olímpicos agendados para este verão devido à pandemia de covid-19.

Citada pela agência Reuters, a organização explicou que os que estão no estrangeiro e compraram bilhetes para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos serão reembolsados.

«No sentido de clarificar a situação para os detentores de bilhete que vivam no estrangeiro e de lhes permitir ajustar os seus planos de viagem nessa altura, as partes do lado japonês chegaram à conclusão que eles (espectadores) não poderão entrar no Japão por ocasião dos Jogos», pode ler-se num comunicado, que precisa que as instâncias olímpicas internacionais já terão aceitado a decisão.

A decisão foi anunciada no final de uma reunião virtual, que juntou o comité organizar, responsáveis da cidade de Tóquio e do governo japonês e representantes do COI e do IPC.

«A nossa primeira prioridade foi, é, e continuará a ser, a segurança de todos os participantes nos Jogos e do povo japonês», afirmou Thomas Bach, presidente do COI, no início da reunião.

Após o adiamento da competição, anunciado em 24 de março do ano passado, os organizadores apostaram em tornar o evento uma celebração «da vitória da humanidade sobre o vírus».