Os atletas que já se qualificaram para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para o próximo ano devido à pandemia da covid-19, vão manter esse estatuto, por decisão do Comité Olímpico Internacional (COI).

Numa reunião entre o COI e 32 federações internacionais que regem os desportos que marcam presença no evento quadrienal, ficou decidido que os atletas que já garantiram vaga para Tóquio2020 vão marcar presença em 2021, segundo explicou à agência France Press um dos participantes.

Para já, estão qualificados 57% dos 11.000 atletas esperados na competição na capital japonesa, mantendo-se, assim, a missão do COI de encontrar datas para torneios e outras provas de qualificação para apurar os restantes.

A reunião de permitiu ainda discutir as possibilidades em torno desse apuramento, bem como uma data definitiva, que deverá ser anunciada «nas próximas quatro semanas», segundo a mesma fonte.

Outras das questões debatidas prenderam-se com as «dificuldades financeiras de muitas federações», que só poderão receber as verbas destinadas pelo COI para cada modalidade em 2021, tendo sido pedido um adiantamento.