Duas medalhas, uma de prata no boccia e outra de bronze no atletismo, ficaram a assinalar o sexto dia de competições nos Jogos Paralímpicos de 2012, marcado também pelos dois recordes nacionais consecutivos do nadador David Grachat.
A equipa de BC3 venceu a medalha de prata na final contra a Grécia, enquanto Lenine Cunha subiu ao terceiro degrau do pódio no salto em comprimento F20 com um recorde pessoal de 6,95 metros.
«O sonho tornou-se realidade, está cumprido. Pensava saltar 6,80 ou 6,85, mas esta marca é fantástica», afirmou o atleta, lembrando que quase tinha conseguido chegar à prata, conquistada pelo croata Zoran Talic.
No boccia, Portugal «melhorou» a cor da medalha de bronze conquistada em Pequim2008 na categoria BC3, mas um mau desempenho deixou um gosto amargo na boca dos atletas.
«Eles foram muito fortes e nós também não estivemos muito bem. Mas foi muito bom conseguirmos a prata», referiu José Macedo, já com a medalha de prata ao peito.
Antes, a equipa BC1/BC2 foi derrotada pela Grã-Bretanha no jogo de atribuição da medalha de bronze, falhando a renovação do pódio de Pequim2008, onde Portugal conquistou prata nesta categoria.