(artigo atualizado, original às 18h30)

Luís Gonçalves qualificou-se esta quinta-feira para as meias-finais dos 400 metros T12 (deficiência visual) dos Jogos Paralímpicos.

O atleta português conseguiu a sua melhor marca da época, 49,60 segundos, terminando a sua série na segunda posição, atrás do marroquino Mahdi Afri (49,32).

Luís Gonçalves é o atual campeão do mundo na distância e conquistou uma medalha de prata em Pequim 2008. O atleta vai disputar as meias-finais às 18:38 desta quinta-feira (22:38 de Lisboa).

Noutra modalidade, o judoca Miguel Vieira foi afastado na primeira ronda do torneio de judo para cegos dos Jogos Paralímpicos, na categoria de -66kg.

O português desistiu por lesão no combate com o brasileiro Halyson Boto.

«Depois de um ataque que não foi bem conseguido, ele conseguiu responder e estava a estrangular-me o ombro. Fui obrigado a desistir», explicou Miguel Vieira, primeiro judoca português de sempre a competir em Jogos Paralímpicos.

Apesar da derrota, o atleta português fez um balanço positivo da sua estreia paralímpica.

«Foi muito bom, há sempre uma emoção única na estreia. Este combate vai ficar para sempre na minha mente. Terminou este combate, perdi! Agora tenho de continuar a lutar», afirmou.