O antigo futebolista holandês Johan Cruyff vai receber no domingo o prémio Presidente da UEFA, das mãos do francês Michel Platini, numa cerimónia que terá lugar em Amesterdão, anunciou hoje o organismo que rege o futebol europeu.

O galardão é entregue pelo líder da UEFA a Cruyff, na Arena de Amesterdão, em reconhecimento pelo seu contributo para o futebol europeu, num ato que vai anteceder o jogo da Liga holandesa entre o Ajax e o Heerenveen.

O prémio foi criado em 1998 e reconhece os êxitos de um reduzido grupo de jogadores, tendo sido entregue ao português Eusébio, que morreu a 05 de janeiro, a Di Stefano, Bobby Charlton, Raymond Kopa, Gianni Rivera e Franz Beckenbauer.

Platini salientou que é «uma honra» entregar o prémio a Johan Cruyff, de quem disse ser «um dos autênticos grandes futebolistas e embaixadores deste desporto», conhecido «como jogador e como treinador».

Já Cruyff disse sentir-se honrado para fazer parte de «uma lista de nomes ilustres» e sublinhou que é também «o reconhecimento de todos aqueles» com quem trabalhou e continua a trabalhar.