A pergunta veio a propósito da análise ao primeiro terço do campeonato, a qual garante que Porto e Benfica estão ligeiramente acima do que tinham feito na época passada por esta altura. Jorge Jesus garante que não se tinha debruçado sobre esses factos e adiantou que a liga portuguesa é difícil.

Depois disso, veio um aviso: a estrutura financeira do futebol está a mudar e Portugal vai pagar essa fatura. «O futebol português é um campeonato muito difícil», começou por dizer. «Mas conjuntura económica vai fazer com que o campeonato não tenha tanta qualidade nos próximos anos.»

«Às vezes ouço perguntar por que é que o Rui Pedro joga na Roménia, ou não sei quem joga no Chipre ou não sei quem também joga na Bulgária. Jogam e vão jogar cada vez mais, porque esses países pagam três vezes mais e às vezes quatro mais do que os clubes portugueses», sublinhou.

Ora nesse sentido, Jesus imagina que «o jogador médio vai continuar a sair» e por arrasto «as equipas médias vão perder qualidade». Nem tudo é mau, porém. Os treinadores do futebol nacional vão ter de fazer aquilo em que realmente são bons: descobrir novos caminhos marítimos para a Índia.

«O povo português é inteligente e procura soluções em todo o lado. Por isso vamos encontrar jogadores em mercados onde os outros ainda não chegaram. É como o Vasco da Gama: descobriu o que outros não tinham descoberto. Depois do Vasco da Gama tudo se tornou mais fácil.

Leia também:

UJesus conta com Enzo Perez para o Marítimo

Jesus e o mercado: «Não pensamos em alternativas»

Jesus fala da Liga Europa: «Não é prioritária»