«O Sporting e o Benfica estão na luta com o FC Porto e, por isso, nem precisamos de ir à China, o resultado foi pior para o Benfica que está a cinco pontos»

A história do copo meio cheio ou meio vazio, na frase que chama para aqui as reações dos protagonistas e o que fica da jornada do dérbi. Jorge Jesus a fazer contas, centrando o foco na classificação. E se é factual, o empate aumenta a distância do Benfica para a liderança, há mais alguma coisa por dizer aqui: também atrasou o Sporting, numa ronda que, na verdade, mexeu no equilíbrio de forças dos candidatos, com o FC Porto a ganhar vantagem.

Um dérbi com tanto que contar teve de resto olhares diferentes de cada lado, naturalmente. Jesus admitiu que não lhe agradou o empate e que «custa» sofrer golo e ver fugir dois pontos perto do final, mas quis olhar para o copo meio cheio, enquanto desvalorizava também o maior volume de jogo do Benfica no dérbi, defendendo que «ninguém se lembra» de uma defesa de Rui Patrício: «Remates à baliza que se você lá estivesse também defendia». O olhar de Rui Vitória é obviamente diferente e reforça a exibição do Benfica, à procura de moral para o que aí vem: «Saímos daqui bem vivos.»