Em entrevista à ESPN, Rafinha admitiu que o Flamengo não se preparou para a saída de Jorge Jesus, recentemente anunciado como novo treinador do Benfica.

Ainda assim, o lateral-direito diz que a direção do mengão não tem qualquer culpa, uma vez que ninguém imaginava que JJ ia abandonar o Brasil.

«Temos de ser realistas: nessa parte o Flamengo falhou. Ninguém imaginava que isso ia acontecer, ninguém pensava que ele ia sair, ainda mais tendo renovado um mês antes. O Flamengo não se preparou para ter uma segunda opção caso ele rescindisse ou voltasse para o país dele», começou por dizer.

«Não dá para culpar a direção, o Flamengo preparou-se para renovar com ele, aí ele disse que tinha outro projeto, que tinha lá [em Portugal] a família dele e pronto», prosseguiu.

O antigo jogador do Bayern Munique deixa elogios ao técnico luso e diz que o seu sucessor terá uma tarefa muito difícil: «Agora é o seguinte: esse é o problema. É complicado pegar numa equipa na situação em que a gente está. Tudo que acontecer agora vai ficar na sombra dele [Jesus]. O Jorge Jesus teve mais títulos que derrotas, o trabalho dele foi f..., foi demais», referiu.

«Agora sendo realista, nenhum treinador que vier para o Flamengo vai querer manter a linha dele [de Jesus]. Imagina um treinador chegar e ele dizer-nos para continuarmos o que estávamos a fazer… isso não acontece no futebol. Cada treinador tem o seu método de trabalho, o seu sistema. E isso vai custar, mas é o que sempre falamos: agora é outro ciclo que começa. Jorge Jesus acabou, não está mais. É um novo ciclo que começa.»