Jorge Jesus igual a si próprio, sincero e sem papas na língua, disse que no Benfica só Rui Costa percebe de futebol, acreditando mesmo que o futuro do clube da Luz só terá sucesso se passar pelo ex-jogador.

«O Rui Costa é o único elemento daquela estrutura toda que percebe de futebol. É o único que tem algum conhecimento das coisas. É, na minha opinião, o elemento que dá àquelas pessoas que gravitam todas à volta da estrutura do futebol, e que não entendem nada daquilo, alguma sustentabilidade ao nível do conhecimento do jogo e do jogador», disse, para acrescentar: «O eventual futuro que o Benfica possa ter no futebol ou passa pelo Rui Costa ou não passa por ninguém.»

Em entrevista à revista GQ, que sai apenas para a semana, mas a que alguma imprensa desportiva já teve acesso, o treinador do Sporting falou ainda de um dos momentos mais negativos no Benfica: o empurrão de Cardozo no Jamor, após a derrota com o V. Guimarães.

«Resolvi com alguma facilidade porque ele é um miúdo bom. Aquilo foi um momento, não digo de loucura dele, mas de algum desequilíbrio emocional, porque tínhamos perdido duas finais numa semana. Se aquilo tivesse acontecido no treino, seria completamente diferente a minha reação, a minha decisão e a minha atitude para com ele.»

A entrevista do treinador leonino, que foi eleito pela GQ o homem do ano 2015, aconteceu já depois da vitória do Sporting na Luz, e por isso o regresso à casa na qual esteve durante seis anos também foi um dos temas.

Jesus não foi bem recebido por todos os adeptos e admitiu que também não esperava ser: «Não esperava que me aplaudissem, não esperava que me dessem flores. Para a equipa do Benfica foram gentis, foram apaixonados, foram aquilo que acho que sempre foram comigo.»