O Maisfutebol desafiou os jogadores e treinadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

Críticas ou sugestões? Escreva-nos para madein@iol.pt

Conheça melhor o projeto

Jorge Rodrigues, JK Nomme Kalju (Estónia)

«Olá a todos,

Pela primeira vez na minha vida passei um natal diferente do habitual. Ou seja, foi a primeira vez que estive longe da minha família e do seu carinho. Tive de ficar an Estónia, visto que os treinos não pararam e não foi possível encontrar voos para ir e vir.

Apesar de tudo, foi muito bom. No meu clube havia várias pessoas na mesma situação, incluíndo o meu treinador Getúlio Fredo (Brasil), três jogadores italianos, um bósnio... Então juntámo-nos e partilhámos culturas.

Claro que os pratos portugueses foram os mais abundantes, já que fui eu o chef. Tivemos o nosso bacalhau, polvo e até rabanadas. Isto para além de um bom vinho português.

Tenho de agradecer à minha mãe que me enviou o bacalhau desde Portugal e receitas para que o natal, mesmo sendo diferente, tenha aumentado o nosso espírito de grupo e amizade.

Desse essa altura de natal, já estamos a realizar nova pré-época. Começámos um pouco devagar, até à passagem de ano. Realizámos um torneio indoor de 7 que é muito famoso por cá, com todas as equipas da Liga da Estónia.

O ano novo também foi passado na Estónia e a partir daí o ritmo começou a ser mais forte. Como esta altura está muita neve, os treinos têm de ser realizados em estádios indoor gigantes. É impossível jogar lá fora. Deixo-vos um vídeo para perceberem como são estes indoor.

Grande parte dos nossos jogos de preparação têm sido realizados na Finlândia, país vizinho. Fazemos a viagem sempre de barco, durante duas horas. É uma viagem espectacular nesta altura por causa do gelo no mar Báltico!

É impressionante ver os barcos a rachar o golo enquanto avançam na direção do porto. Também deixo aqui um vídeo de uma dessas viagens que fiz na companhia do grande amigo e excelente treinador Rui Vieira, que me veio fazer uma visita e deslumbrar-se com a maravilha destes países.

Este ano que passou foi excelente a nível pessoal e coletivo, pois alcançámos os objetivos traçados: vencemos o campeonato e fizemos história no clube. Pelo meio, renovei com o clube por mais dois anos.

Agora, os objetivos passam novamente pela conquista do título nacional. Para além disso, queremos ir o mais longe possível nas eliminatórias da Liga dos Campeões. Penso que temos argumentos para sonhar com algo mais este ano. Por agora, temos de nos concentrar no início do campeonato pois somos campeões e como tal um alvo para todas as equipas da Liga.

Até breve,

Um abraço»