O campeonato holandês está como o português, ao rubro, com dois «grandes» ombro a ombro no topo da classificação a lutar pelo título, mas já extravasou os relvados e chegou também a uma esquadra da polícia onde um adepto PSV Eindoven foi apresentar queixa contra um golo «irregular» do Ajax.

Vamos primeiro ao contexto. A cinco jornadas do final do campeonato, PSV e Ajax dividem o comando da liga holandesa, ambos com 75 pontos, com uma ligeira vantagem para a equipa de Eindhoven pela melhor diferença de golos. Uma liderança conquistada na última ronda depois do PSV bater o Roda (3-0) e o Ajax não ter ido além de um empate, em casa, diante do FC Utrecht (2-2).

Um empate polémico diga-se, uma vez que os visitantes marcaram o segundo golo, 2-0 em pleno Arena de Amesterdão, aos 84 minutos. Davy Klaasen reduziu, dois minutos depois, por sinal, com um grande golo, e, logo a seguir, Willem Janssen fez um corte limpo na área, mas o árbitro assinalou uma suposta grande penalidade sobre o polaco Arkadiusz Milik. Os jogadores do Utrecht bem protestaram, mas a grande penalidade acabou por ser convertida pelo próprio Milik e o jogo acabou 2-2.

Uma desilusão para os adeptos do PSV que já pensavam que iam passar a próxima semana sem companhia no topo da classificação, mas houve um deles, Marcel Blaak de seu nome, que foi mais longe do que todos os outros e foi mesmo à polícia apresentar queixa contra um suposto resultado combinado. «Estou cansado de ver o Ajax ser favorecido. O árbitro Makkelie apontou uma grande penalidade quando nada aconteceu, para mim é mais um sinal de que há algo muito errado com as arbitragens», atirou um Marcel Blaak zangado.

Não há registo de casos semelhantes em Portugal, mas ainda faltam quatro jornadas e, como isto está, tudo pode acontecer.

Confira o resumo do polémico empate do Ajax: