Agora sim, é oficial. Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, assumiu com frontalidade que quer contratar José Mourinho no mesmo instante em que anunciou a dispensa de Manuel Pellegrini. Mas nem tudo é assim tão linear. Primeiro é preciso que o treinador português clarifique a sua situação com o Inter Milão e só depois é que o Real Madrid poderá avançar.

«Estilo de Mourinho encaixa no espírito do Madrid»

«Após longa reflexão decidimos dar por terminado o ciclo de Manuel Pellegrini no Real Madrid. Decidimos também contratar José Mourinho, assim que resolva a sua situação contratual com o Inter de Milão. É a altura de dar um novo fôlego ao nosso projecto. Este clube é de uma exigência máxima. Ganhar e ser líder na Europa e no Mundo é o nosso objectivo», começou por destacar Florentino Pérez no final da reunião em que a direcção do clube merengue fez uma análise à temporada que agora acabou.

José Mourinho tem contrato com o Inter até 2012 e uma cláusula de rescisão de 16 milhões de euros, mas o que parece estar a atrasar o final da relação é a questão dos prémios que o treinador português reivindica da parte do clube italiano depois de um ano em que, além do «scudetto», conquistou a Taça de Itália e a Liga dos Campeões, aqui mesmo, no Santiago Bernabéu. «O que falta resolver é uma interpretação entre Mourinho e o seu ainda clube quanto ao seu contrato. Quanto a isso pouco podemos fazer», avançou Florentino Pérez, adiantando ainda «a vontade está demonstrada» e que o Real Madrid só poderá dar novo passo, eventualmente com o valor pedido na cláusula de rescisão, depois de desfeitas todas as dúvidas.

O dirigente começou por dirigir agradecimentos e elogios ao trabalho de Pellegrini, «pela sua profissionalidade e empenho», mas falou na necessidade de «dar um novo impulso» ao projecto, numa decisão que foi consensual entre todos os membros da direcção. «Ninguém na direcção se manifestou contrário à vinda de Mourinho. Estão todos entusiasmados por poderem contar com um dos melhores do mundo. Não foi uma decisão fácil, mas estamos convencidos que precisamos de um novo impulso e acreditamos que o Mourinho poderá liderar este plantel nos próximos anos», destacou.

Florentino Pérez confirmou ainda que José Mourinho vai trazer a sua equipa habitual, pelo menos os que o têm acompanhado no glorioso percurso entre o F.C. Porto, Chelsea e Inter.