José Veiga fala da sua relação com Pinto da Costa à luz dos resultados conseguidos enquanto defensores, respectivamente, de Benfica e F.C. Porto. O ex-responsável pelo futebol da Luz explicou em entrevista à TVI a propósito do seu livro «Como tornar o Benfica campeão» que a sua gestão nos encarnados deu frutos assim como o triunfo dos dragões no último clássico não deve ser desculpado com referências ao «Apito Dourado».
O ex-dirigente do Benfica afirmou que Pinto Da Costa «como presidente do Porto, com certeza que quer ganhar os jogos todos». «E eu, em qualquer clube onde esteja, também quero ganhar os jogos todos. Foi o que sucedeu no Benfica», explicou Veiga para enunciar os seus resultados na Luz.
«Quis provar que era perfeitamente possível ganhar ao Porto. E conseguiu-se ganhar o campeonato como se conseguiu também quebrar 14 anos do Benfica sem ganhar no Porto. Isto [serve] para provar que é perfeitamente possível o Benfica ganhar no Porto», deixou assente.
E apontou por isso que a recentes derrota dos encarnados na Luz frente ao F.C. Porto não deve ser certo tipo de desculpas: «O Benfica não se deve desculpar constantemente com o Apito Dourado para disfarçar os maus resultados que tem tido ao longo doas anos. Que eu saiba, não foi o Apito Dourado que ganhou o último Benfica-Porto.»