Portugal vai estar representado nos Jogos Olímpicos deste ano, que se realizam em Londres, por quatro judocas, depois de a atleta Yahima Ramirez (-78kg) se tornar a mais recente atleta a garantir a presença.

A judoca de origem cubana terminou em sétimo lugar os campeonatos europeus disputados no fim de semana e, esta segunda-feira, teve conhecimento da sua posição no ranking, que lhe permite juntar-se aos judocas já anteriormente apurados: Telma Monteiro (-57Kg), Joana Ramos (-52kg) e João Pina (-73kg).

Além dos atletas já apurados diretamente em cada categoria do torneio olímpico, a Europa tem ainda mais 25 vagas para atribuír aos melhores classificados de todas as categorias e géneros ainda não apurados.

Nos próximos Jogos, que decorrem entre 27 de julho e 12 de agosto, Portugal terá menos um judoca do que em Pequim, há quatro anos, onde marcaram presença Pedro Dias, João Pina, João Neto, Telma Monteiro e Ana Hormigo.

Yahima Ramirez estreia-se, aos 32 anos, em provas olímpicas ao lado de Telma Monteiro, atual campeã europeia e três vezes vice-campeã mundial. Após o término da fase de apuramento do judo, o número de atletas portugueses qualificados para Londres2012 aumenta para 63.