O juiz federal argentino Norberto Oyarbide, que investiga uma alegada «lavagem de dinheiro» em transferências de jogadores para clubes estrangeiros, pediu ao fisco informações sobre o pagamento de impostos nas transações de 444 jogadores, entre os quais estão alguns dos jogadores mais proeminentes do país.
Entre os futebolistas que figuram na lista, a agência EFE destaca os nomes de Sergio Agüero, Javier Mascherano, Ever Banega, Martín Palermo, Diego Forlán, Martín Demichelis, Gabriel Heinze, Pablo Piatti e Pablo Zabaleta.
Oyarbide, que também investiga alegadas falsificações de passaportes para facilitar as transferências de jogadores para o estrangeiro, especialmente europeus, disse à agência noticiosa estatal Télam ter recolhido dados específicos para elaborar esta lista.
O juiz pretende analisar a informação fiscal para determinar se os valores das transferências batem certo com os impostos que deveriam ter sido tributados pelas mesmas.
O fiscalista argentino Luis Comparatore apelou a que fosse investigada uma suposta evasão e branqueamento de dinheiro em transferências, depois de as autoridades fiscais locais terem denunciado presumíveis delitos decorrentes de «triangulações» com clubes do Uruguai e do Chile, que nunca tinham detido jogadores argentinos que surgiam nos seus registos.
Em causa poderá estar a falsificação de documentos para que os jogadores obtivessem a cidadania europeia.