Desde a Argentina, onde se encontra actualmente desempregado, o antigo número dez da selecção alvi-celeste de sub-21 desenterra uma outra história que pode justificar parcialmente a condição adquirida de fiasco.

«No arranque da segunda época no Sporting, em 1999/2000, defrontámos a selecção do Bahrein num amigável em Alvalade», recorda ao Maisfutebol o antigo jogador dos leões.

«Fiz um bom jogo e marquei um grande golo, num pontapé de muito longe. O problema foi a forma como festejei. Estava com raiva e vontade de mostrar o que valia, por isso despi a camisola e atirei-a ao chão. Não sei porquê, foi instintivo. Várias pessoas me dizem que essa foi a minha sentença de morte no Sporting.»

Verdade ou não, a segunda temporada de Julian Kmet em Alvalade foi ainda pior do que a primeira. Tanto Giuseppe Materazzi como Augusto Inácio ostracizaram o argentino e este apenas marcou presença no banco de suplentes numa ocasião. No Verão de 2000, partiu uma vez mais para a Argentina. Nunca mais voltaria a jogar em Portugal.

Mais nove clubes na busca pela reabilitação:

Poucos conhecem o trajecto medíocre de Julian Kmet depois do adeus ao Sporting. Pois bem, o esquerdino partiu em meados de 2000 para o Lanús e por lá ficou até final de 2001.

Passou para o Nueva Chicago (2001/02), representou o Estudiantes (2002/03), o Newell¿s Old Boys (2003), o Nueva Chicago (2004), o Argentinos Juniors (2005), o Gimnasia Esgrima de Jujuy (2006 e 2007), o Ferro Carril Oeste (2008) e, finalmente, os cipriotas do APOP.

Ao Chipre chegou em Julho de 2008 mas, três meses depois, foi despedido sem honra nem glória. Agora, carrega as baterias em Lanús apoiado numa rescisão contratual com excelentes valores financeiros. Aos 31 anos, ainda não quer pousar as botas e espera «por um projecto interessante».

E para quem não se recorda de Julian Kmet, ou simplesmente nunca o viu jogar (o que até nem é difícil ter sucedido) o Maisfutebol deixa-lhe aqui alguns vídeos do jogador.

Com a camisola do Nueva Chicago:

Com a camisola do Ferro Carril:

Com a camisola do Lanús: