O FC Porto levou a melhor sobre o Schalke no primeiro assalto desta quarta-feira diante da equipa alemã.

Em jogo a contar para a 5.ª jornada do Grupo D da Youth League, os dragões impuseram-se sem grandes dificuldades. Depois do 3-0 fora de portas na primeira volta, a equipa de Mário Silva repetiu a dose em casa e deu um passo importante rumo aos oitavos de final da prova.

FILME DO JOGO

O triunfo sobre um Schalke débil começou a ser escrito ainda numa fase madrugadora e ficou facilitado sobretudo após a expulsão de Smolinski, que viu o segundo amarelo aos 16 minutos.

Os dragões, que até então já tinham o ascendente do jogo, demoraram apenas dois minutos para capitalizar a vantagem numérica. Romário Baró aproveitou uma sobra para fazer o 1-0 com um remate de pé direito.

Veloz nas transições e com uma frente de ataque dinâmica, o FC Porto foi amplamente superior ao Schalke, mas não se colocou ao abrigo de sobressaltos. Mesmo com as linhas baixas, os alemães ainda estiveram perto do empate, num remate de Yildiz que embateu no poste esquerdo.

Depois do susto inconsequente, os azuis e brancos continuaram a rondar a baliza do Schalke e dilataram a vantagem aos 37 minutos. Romário Baró recebeu nas imediações da área e desferiu um pontapé colocado que entrou junto ao poste esquerdo da baliza adversária.

O tímido atrevimento avulso do Schalke 04 diluiu-se com o avançar do cronómetro e a abrir a segunda parte Afonso Sousa forjou um lance fantástico que terminou com a bola dentro da baliza.

Pouco depois, Paulo Estrela ainda ameaçou o 4-0, mas acertou na barra.

A segunda parte ficou marcada pelas muitas substituições de parte a parte, que foram quebrando o ritmo de um jogo que ficou decidido muito cedo.

O FC Porto chega aos dez pontos na Liga dos Campeões e vai decidir, na Turquia, com o Galatasaray o primeiro lugar do Grupo D, que dá acesso direto aos oitavos de final da Youth League.

FICHA DE JOGO

FC Porto: Meixedo; Tiago Matos, Pedro Justiniano, Levi Faustino, Diogo Bessa (Tomás Esteves, 70m), Afonso Sousa, Paulo Estrela, Vieira (Takang, 82m), João Mário (Torres, 64m), Fábio Silva (Fomakwang, 82m) e Romário Baró (Vítor Ferreira, 70m).

Schalke 04: Lenze; Smolinksi, Tiaw, Wiemann, Riemer, Boujellab, Mercan (Jones, 64m), Hempel (Bachmann, 79m), Goller (Humpert, 72m), Kutucu (Ahrend, 71m) e Yildiz (Seturski, 64m).