O Tribunal Arbitral do Desporto indeferiu um recurso apresentado pelo FC Porto na sequência de uma altercação entre um adepto dos dragões e elementos da GNR num jogo do Campeonato de Portugal que opôs o FC Porto ao Cesarense a 6 de janeiro de 2018.

A informação foi avançada pelo Público e confirmada pelo Maisfutebol junto de fonte ligada ao processo.

Recorde-se que o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol tinha condenado, em setembro do ano passado, a equipa de juniores dos azuis e brancos a um jogo à porta fechada e a uma multa de 612 euros.

Recorde-se que o CD tinha dado como provada a existência de confrontos entre adeptos do Cesarense e do FC Porto após o jogo, situação que levou à intervenção dos militares da GNR presentes no local. Fábio Lameira, irmão do jogador do FC Porto João Pedro Lameira, foi abordado por um militar da GNR no sentido de sair do terreno de jogo. Segundo os factos dados como provados pelo CD, o referido adepto não saiu do campo e foi atingido pelo bastão de um segundo militar na «zona das pernas».

«Aquele adepto da FC Porto SAD Fábio Lameira dirigiu-se às costas do militar da GNR mencionado no ponto anterior e apertou-lhe o pescoço ao mesmo tempo que proferiu a expressão 'Ele é meu irmão, filho da p***!', desferindo ainda murros e pontapés aos militares da GNR que o rodeava», pode ler-se.

De acordo com o Conselho de Disciplina, o FC Porto não agiu com «cuidado e diligência» no sentido de «evitar ou prevenir comportamentos antidesportivos», contexto que configura, lê-se ainda, «incumprimento do dever de zelar pela defesa da ética e de espírito desportivos».

Em outubro de 2018, o FC Porto interpôs junto do TAD uma providência cautelar que foi julgada procedente, o que suspendeu a eficácia da decisão tomada dias antes da Secção Não Profissional do Conselho de Disciplina da FPF, mas agora o recurso foi considerado indeferido, pelo que vigora o castigo inicialmente aplicado pelo órgão disciplinar.

A decisão do TAD é passível de recurso junto do Tribunal Administrativo Central.