Terminou a primeira fase da Liga dos Campeões e nesta quinta-feira caiu também o pano sobre os grupos da Liga Europa, a competição que resta a Benfica e FC Porto. Havia seis vagas por preencher e ficaram definidos os potenciais adversários das equipas portuguesas que sobrevivem para lá de dezembro.
Entre as equipas provenientes da Liga dos Campeões, o Benfica tem a garantia de que será cabeça de série, tal como Nápoles, Shakhtar e Basileia e, por isso, não defrontará nos 16 avos de final nenhuma das equipas que terminaram em primeiro na fase de grupos, nem os outros três melhores terceiros da Liga dos Campeões.

Ao contrário, o FC Porto, tal como Ajax, Juventus e Plzen sujeita-se a apanhar um dos 16 nomes mais fortes entre os 32 participantes, incluindo os provenientes da Liga dos Campeões, à exceção do Benfica.

Liga Europa: Benfica cabeça de série, FC Porto não

O desenhar desses lotes de potenciais adversários era um motivo de interesse para esta última ronda da segunda competição da UEFA, onde as três equipas portuguesas que estiveram em prova ( V. Guimarães, Estoril e P. Ferreira) chegaram já eliminadas. Com o formato quilométrico da atual Liga Europa, aliás, o desequilíbrio foi mais uma vez evidente nesta fase: mais de metade das equipas chegam a esta última ronda apenas para cumprir calendário.

Em primeiro lugar ficaram Valência, Ludogorets, Rubin Kazan, Eintracht Frankfurt, Genk, Tottenham, Salzburgo, Fiorentina, Lyon, Sevilha, Trabzonspor e AZ Alkmaar. Nenhum deles poderá jogar com o Benfica, todos podem sair ao FC Porto. Referência especial para Salzburgo e Tottenham, as únicas equipas que cumpriram toda a fase de grupos só com vitórias.

O Anzhi, Esbjerg, Dnipro, Swansea, Chornomorets, Maribor, Maccabi Telavive, Dínamo Kiev, Slovan Liberec, Bétis, Lazio e PAOK já sabem que serão segundos e que, tal como Ajax, Juventus e Plzen, podem sair aos encarnados, mas não aos dragões.

Numa primeira análise, Ajax e Juventus são claramente os nomes que o Benfica desejaria evitar num sorteio que pode também proporcionar cruzamentos com equipas onde há representantes portugueses, casos do Maccabi Telavive, Dínamo Kiev, Dnipro, Lazio e PAOK.

Para o FC Porto, entre os adversários possíveis, Nápoles e Shakhtar são os nomes mais indesejáveis, a par do Tottenham e da Fiorentina. Também aqui, a possibilidade de enfrentar jogadores portugueses é alta, com Valencia, Ludogorets, Lyon ou Trabzonspor.

O sorteio está marcado para as 12h da próxima segunda-feira, 16 de dezembro, em Nyon, e definirá desde logo igualmente os confrontos para os oitavos de final, estes sem qualquer separação de cabeças de série.

Todos os jogos e classificações da Liga Europa

Ponto da situação dos grupos

Grupo A

Valência já era primeiro, Swansea apurou-se em segundo.

Grupo B

Ludogorets já era primeiro. Chornomorets passa em segundo.

Grupo C

Salzburgo passa em primeiro, Esbjerg em segundo.

Grupo D

Rubin Kazan já era primeiro. Maribor apura-se em segundo.

Grupo E

Fiorentina segue em primeiro, Dnipro em segundo.

Grupo F

O primeiro lugar já era do Eintracht Frankfurt. O Maccabi Telavive de Paulo Sousa conseguiu o segundo posto.

Grupo G

O Genk já estava apurado como primeiro, o Dínamo Kiev de Miguel Veloso garantiu a segunda vaga no último dia.

Grupo H

O grupo do Estoril já tinha o Sevilha apurado. Os espanhóis seguem para os 16 avos em primeiro, o Slovan Liberec fica em segundo.

Grupo I

Lyon e Bétis apurados, estava o primeiro lugar em aberto. Os franceses levaram a melhor, no grupo do V. Guimarães.

Grupo J

Mais um confronto direto, este em Roma, para decidir o primeiro lugar entre as duas equipas já apuradas, com empate a favorecer o Trabzonspor de Bosingwa, que garante o primeiro lugar, perante a Lazio de Pereirinha (2º).

Grupo K

Tudo arrumado. O Tottenham de Villas-Boas já é primeiro, o Anzhi garantiu na penúltima jornada o apuramento, como segundo classificado. Para a despedida, defrontaram-se os dois primeiros, em White Hart Lane, com triunfo dos londrinos.

Grupo L

Também aqui os dois primeiros, já qualificados, decidiam o primeiro lugar. Em Atenas, onde o PAOK de Miguel Vítor e o AZ Alkmaar chegavam em igualdade pontual. O empate a dois golos (depois de igualdade a um golo na Holanda) dá vantagem aos visitantes pelo maior número de golos marcados fora.

Critérios para o sorteio da Liga Europa

a) As equipas do mesmo país não podem enfrentar-se
b) Os doze vencedores dos grupos da Liga Europa e os quatro melhores classificados eliminados da Liga dos Campeões serão cabeças-de-série. Irão enfrentar os 12 segundos classificados na fase de grupos da Liga Europa, mais os quatro pior classificados da Champions.
c) As equipas que estiveram no mesmo grupo da Liga Europa não podem defrontar-se
d) Os cabeças-de-série jogam a segunda mão em casa