Emil Kostadinov fala como sempre jogou: rápido e em linha recta. Detesta perder-se em pormenores. Por isso vai directo ao que interessa. «Fiquei mais ou menos satisfeito com o sorteio», começa por dizer. «O F.C. Porto é a equipa mais forte do grupo, é uma das mais fortes da Europa e vai ser muito difícil para nós».

O «nós» que Kostadinov refere chama-se CSKA Sófia. O antigo jogador está de volta à terra natal e é agora director-desportivo do maior clube búlgaro. As curvas do sorteio da Liga Europa colocaram o CSKA no caminho do F.C. Porto e proporcionaram por isso um reencontro de Kostadinov com o clube português.

«Vamos marcar uma jantarada»

«Vai ser muito especial», adianta em conversa com o Maisfutebol. «O F.C. Porto foi o meu primeiro clube fora da Bulgária e foi um clube que me marcou muito. Vivi tempos muito felizes aí. Ainda não falei com ninguém sobre este sorteio, mas vou falar e vamos marcar uma jantarada para matar saudades.»

Kostadinov é incapaz de dissociar a conversa da amizade que sente pelo F.C. Porto. «É um grupo difícil, todos podem ganhar a todos», diz sobre o alinhamento que colocou ainda o Besiktas e o Rapid Viena no Grupo L. «Espero que no final passem F.C. Porto e CSKA. Vamos arranjar para passarmos ambos», brincou.

«Sei que naquela casa ganhar é tudo»

Em quatro anos de F.C. Porto, Kostadinov jogou 114 vezes de azul e branco, marcou 43 golos e foi duas vezes campeão. Ao lado de Domingos, na frente de ataque, formou uma dupla de respeito para todos os adversários. Chegou aliás a disputar uma meia-final da Liga dos Campeões, perdida perante o Barcelona.

Ora por isso Kostadinov sabe bem como é o F.C. Porto. «Naquela casa ganhar é tudo. O CSKA ainda não tem muitas semelhanças com o F.C. Porto, ainda estamos numa fase de crescimento. O início de época não foi fácil, tivemos lesões complicadas, mas dentro de uma semana espero que estejamos melhores», referiu.

O conhecimento que tem do Dragão, por fim, não é uma vantagem. «Toda a gente conhece o F.C. Porto», sorri. «Não sou especial nesse aspecto. Mas sigo o futebol português e estou por dentro de tudo. Se o treinador precisar da minha ajuda, claro que posso ajudar.» E se o F.C. Porto precisar? «Isso não é comigo.»

Recorde um grande golo de Kostadinov:



Recorde o último golo de Kostadinov pelo F.C. Porto: