As ligas de futebol de Itália, Espanha e Inglaterra estão à beira da falência, revela um estudo da consultora AT Kearney, que justifica as conclusões com os elevados investimentos na compra de jogadores. A análise, publicada pelo jornal espanhol «El País», adianta que só as ligas alemã e francesa apresentam lucros.

Enquanto na Alemanha a rentabilidade sobre os activos é de dois por cento e em França de um por cento, os outros países apresentam resultados negativos: Itália -12 por cento; Espanha -7, Inglaterra -5.

O estudo revela que se as ligas italiana, espanhola e inglesa fossem empresas, «em menos de dois anos estariam falidas» e avança que «não é disparatado» pensar que alguns clubes podem desaparecer a médio prazo.

Para a consultora, estes resultados devem-se, sobretudo, ao prejuízo que resulta da transferência de jogadores e que ascendeu a 566 milhões de euros na época passada. A liga espanhola apresenta o pior balanço (257 milhões de euros negativos), seguida da alemã (118 milhões) e da inglesa (91 milhões).