Mesmo com o apuramento confirmado a uma jornada do fim, o Benfica ainda tem muita coisa em jogo, quando receber o Otelul Galati, na última jornada da fase de grupos, a 7 de Dezembro. Uma vitória sobre os romenos garante desde logo aos encarnados o primeiro lugar no grupo C, classificação que também poderá ser alcançada com um empate, desde que o jogo entre Basileia e Manchester United também acabe empatado.

Além do retorno financeiro que uma vitória na Liga dos Campeões sempre assegura, o triunfo sobre o Otelul seria também a forma mais eficaz de garantir que os encarnados evitam cruzar-se, nos oitavos-de-final, com os vencedores dos outros grupos, tendo ainda a vantagem adicional de jogar a segunda mão da eliminatória em casa.

Recorde-se que nesta altura, ainda com uma jornada por realizar, Arsenal, Barcelona, Real Madrid, Inter e Bayern Munique são já vencedores dos respectivos grupos. Uma motivação extra, portanto, para o último jogo dos encarnados nesta fase de grupos, perante os seus adeptos.

Também o F.C. Porto poderá pensar no primeiro lugar do seu grupo, embora esse seja um cenário mais complicado: além do obrigatório triunfo sobre o Zenit S. Petersburgo, no Dragão, a equipa de Vítor Pereira tem ainda de esperar que o Apoel perca em casa com o Shakhtar para acabar na frente. Por isso, para já, os dragões têm de concentrar-se, em primeiro lugar, na passagem à segunda fase, objectivo que chegou a parecer muito distante depois da derrota em Chipre.